Direito de Família na Mídia
Debate sobre feminicídio abre comemorações do Março Mulheres
01/03/2018 Fonte: Agência SenadoA programação de homenagem às mulheres será aberta nesta quinta-feira (1º), às 14h, com o debate Violência e Feminicídio: o atendimento de autores de violências. O evento, que integra o Pauta Feminina, palestras promovidas pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, será no plenário 9 da Ala Alexandre Costa, no Senado, e terá transmissão pela internet.
O debate será mediado pela senadora Ângela Portela (PDT-RR) e terá a participação dos seguintes convidados: Fabricio Guimarães, analista judiciário, psicólogo do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território (TJDFT); Marcelo Porto Dias, psicólogo e sargento integrante do Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica (Provid/PMDF); Veronique Durand, doutora em Antropologia, pesquisadora internacional; Lourdes Bandeira, professora de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB); Raissa Rossiter, subsecretária de Políticas para Mulheres do governo de Brasília; Thiago Pierobom, promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e Ben-Hur, juiz de Direito do TJDFT.
Março Mulheres
A programação comemorativa do mês da mulher inclui exposições, oficinas, seminários e palestra que contam com o apoio da Diretoria-Geral do Senado, do Observatório de Gênero do Senado e da Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres do Governo de Brasília. Dentre os eventos do Março Mulheres, estão ações comemorativas dos 30 anos da Constituição de 1988.
Pauta feminina
O Pauta Feminina é uma realização mensal da Procuradoria da Mulher do Senado Federal e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em conjunto com a bancada feminina no Congresso.
O projeto foi implementado no segundo semestre de 2013 com o nome Quintas Femininas, atualizado para Pauta Feminina em 2015. Compreende palestras voltadas para o público em geral com o intuito de despertar o interesse para os principais problemas que permeiam a vida das mulheres e são de relevância para a pauta legislativa, como saúde, direitos trabalhistas, mulher e mídia, empoderamento, violência doméstica, entre outros.